O inverno está chegando e com ele muita gente fica gripada ou com resfriada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que a gripe afeta a vida de 3,5 milhões de pessoas por ano. Crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas são os mais afetados. Por isso, as campanhas de vacinação anuais são voltadas a esses grupos.
Os vírus são os responsáveis por causarem as gripes (ou influenzas) e os resfriados. Essas doenças apresentam sintomas parecidos, mas você sabe como diferenciá-las?
Gripe ou Resfriado?
Gripes: são caracterizadas por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Podem apresentar outros sintomas como coriza, tosse e faringite, mas estes ficam em segundo plano.
Resfriados: têm sintomas parecidos, porém mais amenos – espirro, coriza, congestão nasal e mal-estar. A febre não é frequente e não costuma ser alta como as que a gripe provoca.
Ao contrário do que muitos acreditam não são as baixas temperaturas do inverno as grandes vilãs da saúde, e sim os nossos maus hábitos os grandes causadores de doenças. Quando está frio a tendência é manter-nos aquecidos, com roupas quentes e lugares fechados. O grande problema é que esquecemos que os vírus e bactérias estão presentes no ar e acham ambientes fechados ideais para proliferação. Além de tais ambientes, as roupas de inverno que usamos também podem guardar esses indesejáveis hóspedes.
Com o tempo mais seco e o aumento da poluição ambiental, o nosso organismo também precisa de um esforço para manter-nos quentinhos, para filtrar o ar, nos proteger de temidos vírus e bactérias.
Previna-se!
Não deixe que a gripe e o resfriado o peguem de surpresa, saiba como preveni-los e como manter sua casa livre desses vírus e bactérias:
- Deixe o ar fresco entrar em sua casa. Abra todos os dias as janelas e portas, permitindo a renovação do ar.
- Lave casacos e roupas de inverno que ficaram paradas no armário, elas acumulam poeiras e ácaros.
- Lave periodicamente edredons e cobertores.
- Deixe ao sol travesseiros e almofadas.
- Beba bastante líquido. No frio a nossa vontade de beber água é bem menor, contudo, é necessário que estejamos tão hidratados no inverno quanto no verão.
- Lave as mãos. Uma dica bem simples e corriqueira como lavar as mãos quando chegar em casa da rua, depois de usar banheiro, antes de preparar e comer algum alimento evita muitas doenças.
- Melhore sua alimentação. O organismo exige maior gasto energético nessa estação e precisamos comer mais para repor os nutrientes, frutas, legumes e carnes que são fontes vitaminas e minerais.
- Tire boas horas de sono, é descansando que o nosso corpo se recompõe.
Mesmo seguindo à risca as recomendações, não podemos controlar tudo o que está a nossa volta e os especialistas alertam que podemos ficar doentes mesmo assim. Até porque é uma maneira de ficarmos mais resistentes as doenças.
O que podemos fazer para sair mais rápido de uma gripe ou resfriado é dando uma ajuda ao nosso corpo. Podemos reforçar nosso sistema imunológico com e consumo vitamina C, ferro e zinco, que podem ser encontrados nas farmácias e drogarias.
Por: Izabel Martins