fbpx

Maio Amarelo: Atenção pela Vida.

Maio Amarelo: Atenção pela Vida.
11 de maio de 2018 alphajorstudio

Maio Amarelo é um movimento internacional voltado para conscientização e redução de acidentes de trânsito. O movimento surgiu pela necessidade de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Movimento este posto em pauta pela a Assembleia-Geral das Nações Unidas, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Baseando-se em estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) que destacou, que em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de vidas foram perdidas em acidentes de trânsito, em 178 países e ainda contabilizou cerca de 50 milhões de pessoas que sobreviveram a acidentes de trânsito, mas que ficaram com algum tipo de sequela.

Os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo, ceifando três mil vidas por dia nas estradas e ruas do mundo. Ainda, os acidentes de trânsito ocupam o primeiro lugar nos índices de mortes de pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

 

No Brasil, as principais causas de acidentes de trânsito ainda são a imprudência e o desrespeito ao código de trânsito brasileiro.

Ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil colocam em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizam toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando com seriedade a questão do trânsito.

Como você pode fazer a diferença no trânsito:

  • Nunca dirija sob o efeito de medicamentos, drogas ou álcool;
  • Use sempre cinto de segurança, que além de obrigatório para todos os passageiros, o cinto de segurança evita que as pessoas sejam arremessadas para fora do veículo em caso de colisão;
  • Realize a manutenção do seu veículo; mantenha em boas condições os equipamentos de iluminação e sinalização do seu veículo;
  • Respeite os limites de velocidade das ruas e estradas;
  • Lembre-se que a preferencial é sempre do pedestre que já iniciou a travessia;
  • Mantenha uma distância segura entre o seu veículo e o da frente. Uma boa distância evita colisões, cansa menos e realiza uma ultrapassagem mais segura.

Os dados não devem ser vistos só como números, é preciso humaniza-los e conscientizar as pessoas que por trás de cada número há uma vida, que pode ser a do seu filho, do seu irmão, do seu pai e até mesmo a sua! Esteja atento e seja gentil no trânsito.

Por: Izabel Martins
Fontes:
Movimento Maio Amarelo
Organização Mundial da Saúde
Organização das Nações Unidas

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*