fbpx

Como manter uma alimentação saudável no Verão

Como manter uma alimentação saudável no Verão
8 de janeiro de 2018 Paula Cristina

O nosso corpo precisa de um tipo de alimentação diferenciada para cada estação do ano. No verão, por exemplo, que é marcado por altas temperaturas o ideal é consumir alimentos leves e líquidos.

Para evitar efeitos ruins típicos do verão, como tontura, cansaço, sonolência, indisposição e má digestão, é importante ter uma alimentação balanceada, com o consumo de alimentos ricos em água e sais minerais.

Escolhendo bem os alimentos
O ideal é escolher bem os alimentos, fazendo um festival de cores no prato, escolhendo frutas, verduras e legumes, dando preferência aos alimentos da estação.

Frutas e Legumes Amarelos: Abóbora, Cenoura, Manga e Laranja, por exemplo; são ricos em betacaroteno e vitamina C, substâncias que favorecem o bronzeamento natural e fortalecem o sistema imunológico.

Frutas e Legumes Verdes: Alface, Brócolis, Couve, Espinafre, Limão, Pepino, Kiwi, por exemplo; são ricos em cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, entre outros nutrientes que favorecem o emagrecimento saudável e trazem diversos benefícios à saúde.

• Frutas Vermelhas: Ameixa, Açaí, Acerola, Cereja, Jabuticaba, Melancia, Uva, Maçã, Morango, Mirtilo (blueberry), Gogi berry e Cranberry, são alguns exemplos de frutas vermelhas, ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células.

Consumo de Carne
O consumo de carne vermelha deve ser reduzido, pois a sua digestão é mais lenta e são mais calóricas. Uma ótima opção para o verão são as carnes magras, devendo ser consumidas grelhadas, assadas, cozidas e nunca fritas.

• Peixes: São fontes de ômega 3, que ajudam a estabilizar a frequência cardíaca após esforço físico.

• Frango: Tem pouca gordura, é uma ótima fonte de proteína magra que contendo vitaminas, minerais e aminoácidos.

Grãos, Sementes e Cereais
O consumo de grãos, sementes e cereais são importantes também no verão, pois auxiliam na digestão e dão saciedade, mas devem ser consumidos em quantidades moderadas.
• Aveia, Milho, Feijão, Grão – de – bico, Ervilha, Lentilha, Trigo, entre outros. São fontes de fibra, ferro e outras substâncias benéficas ao nosso organismo.

Líquidos
A nossa temperatura corporal precisa ser mantida em torno de 36oC e para que isso aconteça, o nosso corpo controla o calor, através da transpiração, evaporando suor. Assim, retira o calor da pele e refresca. Por isso, o consumo de líquido é essencial!

• Beba bastante água, abuse dos sucos naturais, chás gelados e água de coco. Tomar aquele refringentes geladinho, parece uma boa ideia, não é mesmo? Porém, o seu alto teor de açúcar pode nos atrapalhar na hora de hidratar nosso corpo, prefira mesmo águas, chás e sucos naturais sem açúcar ou adoçantes.

• Sorvete ou Picolé à base de frutas refrescam e alegram o dia. Bebidas à base de leite (iogurte, vitaminas, etc.) também estão liberados, já que são ricos em água e vitaminas.

 

É comum não termos muito apetite no verão, no entanto, precisamos nos alimentar! O que podemos fazer é comer quantidades reduzidas de comida, fracionadas em mais vezes por dia e não pularmos as refeições principais (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Devemos evitar refeições pesadas, com alimentos gordurosos e consumir doces com moderação. Uma dieta balanceada faz com que o nosso organismo seja muito mais saudável e equilibrado.

Por: Izabel Martins
Fontes:
Guia Alimentar Para a População Brasileira – Ministério da Saúde
Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*