fbpx

Benefícios da Hidratação

Benefícios da Hidratação
8 de março de 2018 alphajorstudio
Benefícios da Hidratação

Que o consumo de líquido é necessário, todo mundo sabe, mas você já se perguntou exatamente quais os benefício da hidratação?

A maior parte do nosso corpo é composto por água, representando cerca de até 60% do peso corporal de um homem adulto e de 50% a 55% do peso das mulheres (por causa da maior proporção de gordura corporal). Músculos, cérebro, sangue, rins, fígado, ossos e tecido adiposo dependem de água para funcionarem.

Quem consome bastante líquido ajuda o organismo a funcionar melhor, previne doenças, fica com aparência mais saudável e mais bonita.

Isto porque a água tem um papel de regulador de muitas funções no nosso corpo, desde o controle da temperatura, funcionamento do sistema circulatório ao transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes para dentro e fora das células.

 

Alguns benefícios da hidratação:

  • Ajuda no emagrecimento
  • Auxilia o funcionamento do intestino
  • Ajuda a eliminar toxinas (pela transpiração e urina)
  • Controla o calor do corpo
  • Controla a pressão arterial
  • Elimina a fadiga (mais do que o café, pois quando chega o fim do dia, nosso corpo está desidratado e precisa de água para ter mais energia)
  • Mantem pele, cabelos e unhas hidratados (e mais bonitos).
  • Quanto líquido devemos tomar

 

A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder cerca de um litro de água por hora, e por isso precisa consumir mais água. Para uma pessoa comum, a quantidade de água deve estar de acordo com seu peso. Basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 50 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 1,5 litros de líquido por dia.

 

Lembrando que o nosso corpo é inteligente e a hidratação dele depende do equilíbrio entre a entrada e saída de líquidos. Seguindo uma lei natural: se ele precisar de água, nos faz sentir sede, mas caso a água esteja sobrando, ele faz o serviço de eliminação dela.
A urina pode servir como um bom indicador de necessidade: se a cor da urina estiver escura é preciso beber mais água, quanto mais clara for a cor, mais hidratado está o corpo.

 

Como Beber Mais Água

Se você é daquelas pessoas que não gosta de beber água in natura, especialista recomendam o consumo de sucos, chás de ervas como hortelã e cidreira (sem açúcar).

Uso de Isotônico

A bebida isotônica é uma bebida indicada para atletas e praticantes de atividades físicas intensas e prolongadas. Feita especialmente para atender as necessidades relacionadas aos exercícios físicos facilitando a reidratação durante e após a prática esportiva, repondo água e sais minerais eliminados durante a transpiração. E é contra indicado para crianças e pessoas com problemas renais.

A ingestão de bebidas isotônicas, se faz necessária só quando há grande perda de sais minerais. Exercícios físicos praticados com até uma hora de duração não necessitam de isotônico, a hidratação feita com água, é suficiente para manter o corpo bem.

Especialistas indicam a água de coco, que é rica em potássio, com poucas calorias e muitos nutrientes, livre de gordura, com alto poder reidratante e seu consumo é livre para todos (crianças, jovens, adultos e idosos).

Autor: Izabel Martins
Fontes: Gatorade Sports Science Institute, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*