Dia Nacional de Combate ao Colesterol

8 de agosto de 2017 alphajorstudio

O colesterol é um tipo de lipídio, ou seja de gordura, que está presente naturalmente em nosso organismo. Ele é um dos componentes da estrutura das membranas das nossas células, presente na formação inteira do nosso corpo.

O colesterol é usado para produzir alguns hormônios (testosterona, estrógeno, cortisol), ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras e absorção de vitaminas (A, E, K e na formação de vitamina D). Também é o responsável pelo transporte de substâncias essenciais para dentro das células, na condução nervosa, sinalização de células, dentre outras funções que interfere no modo como cada célula funciona dentro de nós.

Nosso corpo produz aproximadamente 70% do colesterol que precisamos, enquanto que, os outros 30% é extraído da nossa alimentação.
Se o colesterol está presente naturalmente em nosso organismo, por que muitas pessoas associam o colesterol a doenças?

Embora desempenhe um papel vital em nosso corpo, o excesso de colesterol no sangue oferece riscos de doenças cardiovasculares. E a associação do colesterol a doenças se deve por conta dos altos índices de colesterol ruim, que é danoso ao nosso organismo.

O Colesterol Bom e o Colesterol Ruim

O colesterol pode ser classificados como bom(HDL) e ruim (LDL) de acordo como sua formação estrutural.

O colesterol bom – HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) ajuda o corpo a remover e transportar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado, onde é facilmente eliminado, evitando o surgimento de doenças.

O Colesterol ruim –LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) contém uma quantidade elevada de colesterol que pode se acumular nas paredes das artérias, que levam sangue para os órgãos e tecidos, processo de entupimento de artérias, conhecido como arteriosclerose. Podendo atingir as artérias coronárias, provocando angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. E nas artérias cerebrais, causando acidente vascular cerebral (derrame cerebral).

Como evitar o Colesterol Alto

O colesterol alto, a hipercolesterolemia, é uma doença silenciosa, sem sintomas específicos. Por isso, é importante ir ao médico e fazer exames periódicos para ver como anda sua saúde. Somente exames laboratoriais podem medir os níveis de colesterol presentes no sangue.

Para evitar as altas taxas de colesterol no organismo, os médicos recomendam dieta equilibrada e uma vida menos sedentária.
Mude sua Vida

A alimentação faz toda diferença! Opte por uma alimentação mais saudável, rica em fibras, proteínas, frutas, legumes e verduras. Evite alimentos gordurosos e doces.

Dê folga ao seu fígado. Além de gorduras e alimentos doces, bebidas alcoólicas também sobrecarregam o fígado e contribuem para o aumento do colesterol. Beba bastante água para ajudar a dissolver substâncias ruins!

Se está acima do peso, eis aqui um bom motivo para emagrece: saúde! Eliminar o sobrepeso vai devolver os níveis de colesterol ao normal e te dar mais disposição para o dia a dia.

Movimente-se! Se não gosta de academia, você pode fazer caminhadas e andar de bicicleta pelo seu bairro, aproveitando para admirar a paisagem e conhecer lugares que normalmente a vida corrida não o faz perceber.

Autor: Izabel Martins
Fontes: Associação Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia